top of page

Nesse artigo serão feitas análises urbanísticas do Distrito
Federal, e posteriormente da Candangolândia,  19° região administrativa.

Distrito Federal

O urbanismo de Brasília é notável por sua abordagem inovadora e planejamento cuidadoso, o que a torna uma das cidades mais icônicas do mundo em termos de design urbano. 

Regiões administrativas do DF: inserção e divisão territorial 

O Distrito Federal do Brasil é uma unidade federativa única no país, e suas regiões administrativas são subdivisões que facilitam a organização e a gestão do território. No total, o Distrito Federal é composto por 35 regiões administrativas, cada uma delas com suas próprias características e necessidades

Candangolândia 

Na foto acima é possível ver uma ampliação da região no DF. Local que guarda  a história dos pioneiros habitantes de Brasília e ainda está presente e marcada por simbolismos aos candangos, em todo o território do DF.  Atualmente, aponta para a necessidade de compreender a dinâmica territorial na Região Administrativa, enfocando alguns erros que hoje em dia poderiam ser evitados.

Água e energia

Atualmente, a Adasa é a agência de águas, energia e saneamento básico do Distrito Federal, com todo o sistema de monitoramento das chuvas, níveis de água, qualidade da água etc. Atualmente, o DF é abastecido por 2 barragens principais, a do Descoberto e a de Santa Maria com o apoio do Lago Paranoá. Atualmente a barragem do Descoberto abastece cerca de 64% de todo o DF, e a de Santa Maria abastece cerca de 19%, incluindo a Candangolândia

20200107105244131975e.jpg

Mobilidade

trans c.PNG
trans c.PNG

A respeito do transporte e mobilidade no DF, o mapa correspondente indica os índices de caminhabilidade, isto é, as características do mapa urbano que permitem a circulação dos pedestres, o que seria “a rua pela ótica do pedestre”. É perceptível a ausência desses recursos em determinadas áreas, o que evidencia as consequências de uma região, principalmente no plano piloto, projetada visando priorizar o trânsito de automóveis. 

Outro ponto de destaque no mapa, são as ciclovias, que, por sua vez, encontram-se bem presentes na maior parte do DF: ao longo do todo o plano piloto, ao redor do Lago Paranoá e na conexão entre as RAs. No entanto, na Candangolândia, esse recurso é escasso, tendo em vista poucos pontos de conexão e a ausência de ciclovias dentro da região administrativa. 

A linha de metrô também não oferece conexão com a Candangolândia, se limitando à Rodoviária do Plano Piloto e se dividindo em duas linhas, não estando presente na Asa Norte e oferecendo poucos pontos de conexão com as outras RAs.

Quanto aos chamados caminhos carroçáveis, ou seja, a parte da via urbana ou rural que engloba as pistas e os acostamentos, mostra-se presente por todo Distrito Federal e oferece boa conexão das RAs entre si e com o Plano.

Ampliação do mapa ao lado e destaque na Candangolândia

Economia, produção e emprego

Como pode ser observado os dados encontrados foram poucos, mas é possível inferir que os empreendimento não é o forte do local

 o Distrito Federal se mostra menos reativo[1], tendo maior crescimento quando a economia nacional desacelera ou entra em recessão. Um dos resultados dessa maior estabilidade é que o PIB do DF, entre 2002 e 2016 teve uma variação acumulada maior, de 57,4%

empr.png

Habitação e qualidade de vida 

É possível no mapa observar a diferença de qualidade de vida entre os moradores do centro de Brasília para o de regiões mais afastadas , que consequentemente são menos desenvolvidas e mais perigosas. Sobre a Candangolândia é possível observar que as câmeras e lazer não deixam a desejar, entretanto um grande problema é a manutenção, que os moradores afirmam não ser tão frequentes quanto deveriam. 

A Candangolândia é predominantemente uma área residencial, com uma grande parcela da população morando em habitações de baixa renda, como casas e apartamentos populares. Muitas dessas habitações foram construídas por meio de programas governamentais de habitação, visando a atender a demanda por moradia na região. No entanto, a infraestrutura habitacional pode variar em qualidade, e a falta de regularização fundiária é um problema enfrentado por alguns moradores.

images (2).jfif

Qualidade de Vida: A qualidade de vida na Candangolândia pode ser afetada por diversos fatores, incluindo acesso a serviços públicos, segurança, educação, saúde e transporte.

ecol.png

Ecologia


   Quanto ao âmbito ecológico, o mapa mostra áreas de interesse ecológico e de parques ecológicos espalhados pelo Distrito e, dentre eles, áreas próximas a Candangolândia, que se localiza ao lado do Zoológico de Brasília. 
Na RA, também se encontram parques como a Praça do Bosque, que é importante ponto de lazer da RA, localizada na QR0 e foi recentemente reformada pelo GDF. Possui campos, quadras cobertas e de vôlei de areia, pistas de skate e churrasqueiras.


Outro ponto de relevância nesse quesito, é o Parque Ecológico dos Pioneiros, que possui monumentos históricos do início da construção de Brasília e, ainda, onde se encontram importantes elementos da fauna brasiliense, como o peixe Pirá-Brasília, que está em risco de extinção. Além disso, no mapa, são apresentados dados de queimadas e de áreas com risco de perda de cobertura vegetal nativa, em que se percebe o centro do DF - apesar de apresentar diversos pontos de queimada – como uma área com menor quantidade desses índices, enquanto no entorno do mapa, eles estão mais presentes.

eq urb.png

O Distrito Federal ocupa a 73ª posição entre os maiores valores da dimensão Educação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dentre os 5.665 municípios brasileiros. Das unidades da Federação, o DF possui a menor taxa de analfabetismo e o percentual de habitantes com ensino superior é acima da média nacional. Atualmente a taxa de analfabetização na Cadangolândia é de cerca de 4,42%.


O Sistema de Saúde Pública do Distrito Federal é composto por sete regiões de saúde, coordenadas por 15 Coordenações Gerais de Saúde que comportam diversos pontos de atenção à saúde, responsáveis por atendimentos ambulatoriais, de internação, urgência e emergência e serviço de apoio diagnóstico. Atualmente, na Candangolândia não há um hospital para atender a RA, há apenas Unidade Básica de Saúde – UBS e Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
Com relação á segurança, a Candangolândia com dois postos de Batalhão da Polícia Militar.

Território e política

Capturar.PNG
terr.png
pre.png

Política Habitacional no DF asseguram o dever do Estado em promover a política com vistas à solução da carência habitacional, com prioridade para a população de baixa e média renda.

Seduh atua em prol da redução do déficit de moradias e busca a requalificação de habitações populares. O Programa Habita Brasília no âmbito da política habitacional procura suprir as diversas necessidades habitacionais da população do Distrito Federal. 

Como executora dessa missão, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implanta a linha de provimento de novas habitações e disponibiliza postos de assistência técnica em comunidades carentes para promover as melhorias necessárias nos projetos das residências dessas localidades.

A área escolhida para trabalhar foi a QR5 Conjunto E, localizada na Candangolândia. A rua, apesar de ser um local que poderia ser bem aproveitado, apresenta diversos sinais de negligência. Ainda que seja um local com muitas habitações, possui iluminação precária, devido à falta de postes bem localizados e com bom funcionamento, o que afeta a segurança dos moradores. Além disso, apresenta calçadas desgastadas o que dificulta a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e a caminhabilidade em geral. Outro fator que merece destaque é o fato de a rua possuir áreas verdes negligenciadas, o que também pode afetar a segurança da área e distancia o potencial contato dos moradores com a vegetação.


   Para a solução desses problemas, foi pensado a manutenção dos postes de iluminação do local e das calçadas e a melhoria no serviço de recolhimento do lixo. Além disso, seria interessante o melhor planejamento das áreas verdes, como a construção de praças, parques e espaços de interação social em geral e a construção de uma ciclovia em espaços mal aproveitados da rua, o que facilitaria a mobilidade e tornaria o espaço mais saudável e agradável para os moradores e para todas as pessoas que utilizam da rua para a realização de suas tarefas diárias.

bottom of page